segunda-feira, 23 de junho de 2025

Papo Terapia Cristã: A Solidão e o Poder do Relacionamento

 




Vivemos em tempos de muitas conexões digitais, mas pouca escuta verdadeira. A solidão tem se tornado uma realidade dolorosa para muitas pessoas, especialmente na terceira idade. A falta de alguém com quem conversar leva ao isolamento social, que, se não for cuidado, abre as portas para o ostracismo emocional e, muitas vezes, para a depressão.
Como administrador de um residencial para idosos em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, trago comigo uma experiência de décadas lidando com essas dores invisíveis — e, ao mesmo tempo, com as respostas que Deus pode nos dar através do amor e da convivência.
Ali, nossa terapia começa com algo simples, mas poderoso: a conversa diária. Faço questão de bater um papo com cada um dos nossos residentes. O assunto? Pode ser futebol, lembranças antigas, fé, comida ou mesmo o tempo. O importante é que eles sintam que são vistos, ouvidos e valorizados.
Além disso, duas vezes por mês promovemos confraternizações que se tornaram aguardadas com alegria: bingos, aniversários do mês, serestas... São momentos que enchem a casa de vida e risos. É impressionante como uma música ou um parabéns pode reacender o brilho nos olhos de alguém que há tempos não sorria.
E aos domingos, temos algo ainda mais especial: visitas religiosas. Grupos evangélicos e católicos se revezam para trazer uma palavra de esperança e fé. Essa dimensão espiritual fortalece nossos idosos, dá propósito e renova o ânimo de muitos que estavam desanimados.
A solidão existe, sim. Mas ela não precisa vencer. Com escuta, carinho, fé e ações simples, é possível transformar o dia de alguém — e muitas vezes, salvar vidas.
Se você conhece alguém que está sozinho, seja um canal de Deus na vida dessa pessoa. Às vezes, um café e uma boa conversa podem ser a resposta de uma oração silenciosa.
Tr.Ricardo Solano







Um comentário:

  1. Tem razão! Parabéns pelo trabalho! Nossos idosos precisam desta iniciativa!

    ResponderExcluir