segunda-feira, 13 de abril de 2009

OS MILAGROSOS RITUAIS DA IURD


Hoje de madrugada estava a assistir a Record. Me deparei com horas e horas de cerimoniais, rituais e correntes que, supostamente, trariam prosperidade e libertação, prometidas pela IURD (Igreja Universal do Reino de Deus).
Eu me lembro, a dez anos atrás, a IURD era referência de ótimas orações. Eu acompanhava minha avó até a IURD de minha cidade, no interior do RJ, e lá o pastor ministrava orações que renovavam as forças. Não existia, ainda, essa medíocre pregação da prosperidade. Mas hoje isso mudou; a IURD não é mais a mesma. Se tornou antro de facilidades, no qual você tenta barganhar com DEUS (!) a prosperidade, bens e um relacionamento estável.
Para essa barganha, os líderes da IURD promovem rituais dos mais diversos tipos e por tempo determinado. Selecionei alguns que acontecem atualmente e estão sendo disseminados pela TV.
Nó em camisaA pessoa leva uma camisa, virada do avesso e com um nó, pertencente a ela ou à pessoa que receberá oração e a entrega ao pastor.Essa camisa representa a vida virada do avesso, com um nó, um impecilho para o crescimento.Os pastores, ao final do culto, desfazem o nó da camisa, afirmando que todos os impecilhos cairão por terra naquele momento porque o nó foi desfeito.
Fogueira Santa de IsraelEsse ritual é velho conhecido do grande público.Duas vezes ao ano - janeiro e junho - acontece o FSI. Cada pessoa deixa o seu pedido para ser levado à Israel e ser queimado junto com todos os outros milhares de pedidos numa grande fogueira em algum ponto histórico da terra santa, como Monte Sinai, entre outros.Porém o pedido não é gratuito. É pregado que junto com o pedido deve haver uma oferta, um verdadeiro sacríficio que pese no bolso. É aconselhado vender um carro, ou esvaziar a poupança a fim de que doa no bolso e se mostre como sacrifício para Deus.Assim, com o seu sacrifício, Deus vai se agradar e te abençoar grandiosamente.
Corrente dos revoltados“Nasci revoltado, sou revoltado, e vou sacrificar”. Esse é o lema da corrente, que visa expulsar encostos que supostamente perseguem certas pessoas, as tornando revoltadas com a vida e com a igreja.Distribuem pulseiras e camisetas pretas escritas “sou revoltado” aos participantes, que geramente são jovens.
Sessão descarregoOutro velho conhecido do grande público. Um culto semanal que visa a expulsão de encostos que estejam a amaldiçoar e amarrar a vida dos fiéis.São orações, ministrações e, atualmente, tem sido também feito o banho do descarrego; uma essência de arruda, com outros seis elementos para jogar sobre a cabeça.
Mural da sagrada famíliaUm enorme mural no qual você pendura a foto de sua família ou de seu parente que precisa de libertação. Pastores estarão orando sobre essas fotos para que maldições caiam por terra.
Verifiquei alguns fóruns da IURD. Eles justificam esses rituais como uma forma de chamariz para a igreja. Como chamariz funciona; só não funciona como verdade. Por isso, a porta de entrada em igrejas é grande, porém a porta de saída tem sido maior ainda. Hora de preferir a verdade.
P.s. Eu respeito o povo que está sendo enganado pela IURD. São pessoas de boa fé. O meu coração dói por eles, pois são pessoas que, em inúmeros casos, ainda precisam de salvação. Precisamos ter sabedoria ao falar sobre a IURD com esses irmãos, pois eles não sabem que estão sendo enganados (óbvio!).
O macaco ta Certoooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário