quinta-feira, 29 de julho de 2010

Exposição em Jerusalém reúne medos e superstições do judaísmo



O medo do desconhecido, do sobrenatural, sempre fascinou o homem. No judaísmo, a busca pela proteção atravessou os tempos e produziu objetos de poder curiosos
O medo do desconhecido, do sobrenatural, sempre fascinou o homem. No judaísmo, a busca pela proteção atravessou os tempos e produziu objetos de poder curiosos.
O mal sempre esteve entre nós e a magia foi a forma encontrada pelo homem para agir contra ou a favor dele. As bonecas de bronze, encontradas no sul de Israel, foram criadas em 330 antes de Cristo. Em uma prática semelhante ao vodu, têm braços e pernas atados, para "amarrar" a pessoa amada.
Os livros de cabala, também antigos, trazem receitas para enlouquecer um inimigo ou fazer a mulher casada revelar segredos enquanto dorme. Dois exemplos de magia negra, por onde o visitante da exposição Anjos e Demônios começa a conhecer os segredos da magia judaica através dos tempos.
Da magia negra para a magia branca, aquela que protege as casas e as pessoas contra espíritos malignos, forças naturais e sobrenaturais. Um exemplo: na região onde hoje ficam o Iraque e o Irã, era costume enterrar tigelas de cabeça para baixo na porta de casa, para evitar a entrada de demônios.
Segundo a tradição, os encantamentos escritos nas tigelas aprisionariam os demônios para sempre. O curador do museu, Filip Vukosavovic, afirma que a magia existe por causa do medo eterno das coisas que estão além da nossa compreensão e que ela ajuda a nos proteger.
Ajuda contra o mau-olhado, espelhos mágicos que afugentam espíritos negativos, o bem conhecido olho turco, o disco de mármore, representando a córnea, a íris e a pupila de um olho, era pintado na proa dos barcos para proteger a tripulação durante as viagens.
O canadense afirma que todos temos superstições, e me conta que tem vários amuletos. É um pouco por tradição, ele diz, e também por proteção. Logo em seguida, complementa: ou pelo menos a gente espera estar protegido por eles.(Fonte G1/Bom Dia Brasil)


Resposta: E os evangélicos querem por que querem embarcar nesta onda de superstições , copo com água em cima da TV,tapete de sal grosso, rosa vermelha, fita,fitinha,cajado, areia do deserto, água do Jordão ,óleo ungido e outras bobagens do gênero !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário