sexta-feira, 14 de agosto de 2015

ONDE VAMOS PARAR<> Aluno agride professor com enxada após levar bronca em sala de aula

Adolescente de 14 anos foi apreendido em escola municipal de Pitangueiras.
Docente de 55 anos precisou de dez pontos na cabeça; polícia apura o caso.


Do G1 Ribeirão e Franca

Um aluno de 14 anos foi apreendido nesta quinta-feira (13) depois que um professor foi agredido durante a aula em uma escola municipal de Pitangueiras (SP). De acordo com a Polícia Civil, o adolescente ficou irritado por ter sido repreendido e, com uma enxada, atingiu o docente na cabeça.
O professor, de 55 anos, foi socorrido e levado para a Santa Casa da cidade. Ele foi liberado, mas permanece em repouso. O caso foi registrado como lesão corporal dolosa grave e comunicado à Justiça e à promotoria da Infância e da Juventude. O aluno foi levado para a Fundação Casa de Franca (SP).
Em nota, a Prefeitura lamentou o ocorrido e afirmou que está prestando toda assistência ao professor. A Secretaria da Educação informou que a escola segue com as atividades normais, mas não disse se o jovem sofrerá alguma penalidade por parte do colégio.
A confusão começou por volta das 10h, na Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Clovis Guimarães Spínola. Segundo depoimento das testemunhas, o professor chamou a atenção do jovem porque ele estava atrapalhando a aula.
Irritado com a bronca, ele teria saído da sala e pegado uma enxada em outro cômodo do colégio, para em seguida voltar à classe a atingir a cabeça do professor, que estava de costas, conversando com a diretora.
“Ele não se conformou com essa bronca que levou do professor e aí resolveu agredir. Valemos desses depoimentos para poder chegar à conclusão que houve essa agressão despropositada e grave”, ressaltou o delegado Pláucio Fernandes.
O professor foi levado para a Santa Casa da cidade, onde foi atendido e levou dez pontos na cabeça. De acordo com a filha dele, Lídia Nascimento, o pai, depois de receber alta, voltou paraViradouro (SP), município em que reside, mas passou mal e precisou de atendimento novamente. Ele foi liberado e continua em repouso. Inicialmente, ele ficará sete dias afastado de suas atividades.
Segundo a polícia, aluno usou uma enxada para agredir o professor (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)Segundo a polícia, aluno usou uma enxada para agredir o professor (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)
Apreensão
Enquanto funcionários da escola socorriam o docente, a Guarda Municipal foi chamada e encaminhou o adolescente para a delegacia, onde ele foi autuado por lesão corporal dolosa grave.
“A polícia entendeu que o caso é grave e apreendeu o menor. Não o liberou para os pais”, explicou Fernandes. A ocorrência foi avaliada pela Justiça, que decidiu pela internação do menor na Fundação Casa de Franca.
Ainda de acordo com o delegado, a polícia irá apurar também qual era a conduta do estudante com os demais professores. “Se era boa ou se era ruim, se foi um episódio isolado ou se era comum. Isso também vai enriquecer a investigação e vai ser levada ao poder judiciário."
Aluno é 'nervoso', diz avô
Os avós do adolescente, por quem ele é criado, foram chamados pela escola para acompanharem o caso. No local, avó e avô pareciam descrever pessoas diferentes. Segundo Sebastião José Cassiano, o neto é "nervoso" e já tinha se envolvido em confusão antes. “Na escola, eu acho que já. Não sei o que aconteceu. Mas já. Direto a gente aconselha para não brigar. Ele é muito nervoso."
Segundo ele, o jovem já tinha mencionado ter problemas com o professor na semana anterior, mas não explicou o motivo da agressão quando foi confrontado pelo responsável. “Perguntei, mas ele só chorou. Só chorou. Ele não é violento, é nervoso. Moleque novo, tem 14 anos."
A dona de casa Tersina Alves Cassiano também afirmou que o neto tinha reclamado, mas negou que ele seja agressivo. “Ele é calmo, não é um menino ruim. Eu estou surpresa porque ele é calmo, nunca me respondeu. Nunca. Já faz uns dias que ele vinha reclamando. Eu creio que ele é uma pessoa do bem. Se ele deu essa enxadada alguma coisa muito grave deve ter acontecido. Porque ele não é violento. Alguma coisa aconteceu”, disse Tersina.
Agressão aconteceu durante aluna em escola municipal de Pitangueiras (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)Agressão aconteceu durante aula em escola municipal de Pitangueiras (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)
Responsabilidade
Além de questionar os motivos que levaram o adolescente a agir de forma agressiva, a avó interrogou a escola sobre a enxada, que estava em local de fácil acesso. “Coloca [a enxada] em quarto fechado. Deixa fechado. Porque criança é assim. A mesma hora que está com o pensamento bom está com o pensamento ruim. Você não sabe o que um adolescente está pensando."
De acordo com o delegado, a direção do colégio explicou que a unidade passou recentemente por reforma e que o material utilizado estava guardado em um quarto. Agora a polícia tenta descobrir como o jovem teve conhecimento e acesso ao objeto.
Fernandes explicou que, do ponto de vista criminal, a escola não pode ser responsabilizada pelo caso. “Foi com uma enxada, mas poderia ser com outro objeto. Poderia ter sido com uma carteira, um pedaço de madeira, ou outra coisa a que ele tivesse acesso. O problema todo é a intenção dele de agredir severamente o professor”, afirmou.
Embora a direção da escola não tenha comentado o caso, a Prefeitura, em nota, informou que lamenta o ocorrido e que chamou a Guarda Municipal e os responsáveis pelo aluno para tomar as medidas cabíveis.
A Secretaria Municipal de Educação comunicou que a escola segue com as atividades normais e conta com a presença diária da GM efetiva de Pitangueiras.
RESPOSTA: ONDE VAMOS CHEGAR.............................

Nenhum comentário:

Postar um comentário