sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Quatro meses depois de retirada, barracas voltam à Cracolândia

Retirada ocorreu em 29 de abril e fazia parte do programa 'Braços Abertos'.
Novas barracas estão na mesma rua onde ficava a 'favelinha'.

Quatro meses depois de a Prefeitura de São Paulo e a Polícia Militar desmontarem as barracas que ficaram conhecidas como "favelinha" da Cracolândia, elas estão de volta na região. As novas barracas de plástico ficam na mesma rua onde estava instalada a antiga, em frente à estação de Trem Júlio Prestes.
A retirada das barracas no dia 29 de abril fazia parte de uma nova  fase do programa "Braços Abertos", que combate o uso do crack na região da Cracolândia. Os moradores de rua foram retirados das barracas onde estavam durante uma força-tarefa e receberam orientação sobre como entrar no programa.
Nessa nova fase são oferecidas até 150 vagas. Desde que foi implantado, em janeiro do ano passado, o programa já atendeu 798 dependentes químicos. Desses, 344 deixaram o Braços Abertos. Ou seja, de cada dez participantes, 4 abandonaram o programa. O programa foi estruturado em frentes de trabalho de zeladoria com remuneração de R$ 15 por dia, atividades de capacitação, três alimentações diárias e vagas em hotéis da região. Na nova fase, novos hotéis foram contratados para oferecer quartos aos participantes.
Na ocasião do desmonte das barracas, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou que cerca de 30% dessas estruturas estavam sendo usadas para o tráfico de drogas. A polícia apoiou a ação.
Expansão
A Prefeitura vai expandir “De Braços Abertos” e passará a oferecer auxílio aos usuários de drogas de todas as regiões da cidade a partir do início do segundo semestre deste ano. Atualmente, o programa é restrito a região da Cracolândia, no Centro da capital paulista, e será estendido para seis bairros que também têm concentração de usuários de crack.
O Braços Abertos irá para os bairros de Santana (Zona Norte), M'Boi Mirim, Santo Amaro e Vila Mariana (Zona Sul), Cidade Tiradentes (Zona Leste) e Vila Leopoldina (Zona Oeste). Na Vila Leopoldina, a nova Cracolândia está localizada no entorno da Ceagesp, maior entreposto comercial da América Latina.
“Nós temos uma programação de começarmos o programa ‘De Braços Abertos’ em mais seis áreas de São Paulo. Nós fizemos um convênio com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), que está financiando essa expansão do programa”, afirmou Luciana Temer, secretaria municipal de Assistência Social e Desenvolvimento.
“Quando a gente fala que vai ter o ‘De Braços Abertos’ significa que vai ter uma equipe só da assistência e da saúde naquele território concentrada para atender aquelas pessoas. É um esforço concentrado para entender aquela situação e minimizar os danos não só para cidade, mas principalmente para quem faz uso da droga”, completou.
Prefeitura de São Paulo faz operação na região da Cracolândia (Foto: Reprodução TV Globo)Prefeitura de São Paulo faz operação na Cracolândia e faz limpeza de área em abril (Foto: Reprodução TV Globo)
Prefeitura de São Paulo faz operação na região da Cracolândia (Foto: Reprodução TV Globo)Prefeitura de São Paulo faz operação na região da Cracolândia em abril (Foto: Reprodução TV Globo)

RESPOSTA:Uma palavra que não pode ser esquecida pelas autoridades PERSEVERAR ... .... dar continuidade na prevenção ........tirou,voltou,tira de novamente ........

Nenhum comentário:

Postar um comentário